Sereia Fashionista: A importância do Femvertising

Oláaaa menines, tudo bom com vocês? Eu espero que sim!  O post de hoje é sobre dois assuntos dos quais eu me interesso bastante, P...




Oláaaa menines, tudo bom com vocês? Eu espero que sim! 
O post de hoje é sobre dois assuntos dos quais eu me interesso bastante, Publicidade e Feminismo! 
A forma como a mulher é representada na Mídia, e em especial, na Publicidade, sempre foi alvo de críticas do movimento feminista, e foi o movimento feminista que levantou a discussão sobre o sexismo, e a forma objetificada e estereotipada que, frequentemente, a mulher é representada em campanhas publicitárias. Esse debate se tornou mais forte através das redes sociais, e através dele, questões relacionadas a gênero na comunicação passaram a ganhar destaque.
Nesse contexto, surgiu uma nova estratégia de marketing, essa estratégia foi nomeada de Femvertising, a palavra em inglês é a junção de feminism e advertising, porque utiliza valores feministas na publicidade. As estratégias de marketing estão frequentemente em evolução, isso se explica pelo fato de que o mercado e os consumidores estão sempre mudando, e isso é um dos principais motivos que geram a necessidade de novas estratégias. 
Para quem não sabe, eu me formei ano passado em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Estácio de Sá. No final de 2016 eu conheci o termo "Femvertising" , então quando chegou a época de escrever meu TCC, eu não abri mão de levantar minha bandeira e falar sobre o Feminismo! Escolhi duas campanhas da Quem disse, Berenice?  para o estudo de caso. A duas campanhas foram  Pode! e É pra mim! , as duas falam sobre empoderamento feminino, e questionam os papeis pré-estabelecidos para as mulheres dentro da sociedade. Se você ficou curiosa para ver as duas campanhas é só clicar em cima do nome delas e você será direcionado para o youtube.
E foi assim, falando sobre o empoderamento feminino, e sendo aprovada com 9,5 no TCC, que eu terminei o melhor curso da vida! 


Bom,  muitas coisas mudaram durante os quatro anos que passei na faculdade. Teve muito amadurecimento como pessoa e profissional, porem, uma coisa não mudou, eu continuo completamente apaixonada por Publicidade, e eu sei que eu estou no lugar que eu sempre quis! 
O amadurecimento também me fez ter olhos mais bondosos comigo mesma, e com os outros também. Porque é disso também que se trata o empoderamento feminino, é você deixar o amor próprio fluir. Porque quando você se ama, você se torna confiante pra ir atras de todos os seus sonhos e objetivos, porque você sabe do seu potencial, e sabe que consegue chegar onde você quiser! 

Mas agora você me pergunta: Mas Thayná, porque o Femvertising é importante? 

É extremamente importante criar campanhas que inspire e reivindique o empoderamento feminino, ao invés de contribuir para a manutenção de suas inseguranças. A Publicidade deve ter o dever ético de criar campanhas onde a mulher não seja apenas um objeto que desperta o desejo de consumo em um determinado produto, e sim alguém a quem a publicidade deve se comunicar de forma gentil e incentivadora, não apenas explorando as suas inseguranças e receios, mas dizendo para ela que ela é incrível do jeito que é, que ser diferente é bonito, que padrões de beleza não devem molda-la. Tendo a total consciência de que a Publicidade é uma ferramenta de vendas, mas existem maneiras de vender algo sem precisar primeiro causar a destruição da autoestima da mulher. Ela precisa sentir que vai consumir aquele produto porque ele fala a linguagem dela, porque ele incentiva ela a ressaltar a sua personalidade, e sua beleza natural, livre de quaisquer padrões criados e impostos com o único intuito de vender, não se importando em nenhum momento nas consequências negativas que isso pode trazer a vida dessa mulher.
Eu escolhi esse tema porque meu maior desejo é que cada vez mais esse conceito seja usado na Publicidade Nacional e mundial, porque eu acredito que é possível, e necessário, criar campanhas que incentivem as mulheres a se amarem, a conhecerem e usarem seu poder, que repita quantas vezes for preciso que todas nós podemos fazer o que quisermos, que o nosso lugar é onde a gente quiser, que somos capazes de conquistar todos os nossos sonhos. Porque sabemos o quanto somos capazes, e estamos dispostas a lutar por isso! 
No dia que eu apresentei meu TCC, eu prometi que iria lutar para disseminar essa ideia, e essa semana estou vendo esses sonhos e projetos criando forma de uma maneira muito doce! Eu sou responsável pelo marketing da Probelle , nessa semana está no ar a campanha "Liso Forte - Para mulheres fortes"! E está sendo um sucesso, e cumprindo tudo que eu sempre desejei, e esse é só o começo! Na semana que vem eu vou contar para vocês todos os detalhes dessa campanha que foi toda criada por mim. E é impossível descrever o quanto eu estou orgulhosa de todo o resultado!

Ah, segue também umas fotinhas da minha formatura, né? hahaha.




Bom menines, eu espero que vocês tenham curtido esse post um pouquinho diferente do habitual, porém, necessário! Dicas, sugestões e opiniões são sempre bem vindas. Voltem sempre!  Obrigada por estarem lendo e acompanhando meu trabalho!

Me encontre nas outras redes sociais



VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

1 comentários

Flickr Images